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  • Foto do escritorFelipe Costa

MARKETING: 2 estratégias para você vender mais

Nessa matéria vou lhe ensinar três estratégias muito simples de colocar em prática, de baixo investimento e que vão aumentar suas vendas de forma exponencial.


Já implantei essas estratégias em diversas empresas que presto consultoria e treinamento, os resultados são realmente impressionantes, fazendo uso delas em seu negócio, você verá suas vendas aumentarem de forma rápida e surpreendente.


Estratégia 1 – FLUXO COMPARTILHADO


Essa é uma estratégia muito interessante, de retorno imediato. Para colocá-la em prática você deve procurar uma empresa para fazer uma parceria. Essa parceria consiste em aproveitar o fluxo dessa empresa para conhecer a sua e vice-versa. Para isso é necessário criar algum tipo de BÔNUS EXCLUSIVO para os públicos de ambas as empresas. Vou lhe dar um exemplo: Eu tenho um cliente que tem uma loja de roupas masculinas, ele fez uma parceria com uma loja de roupas femininas, ambas as lojas ficam no mesmo shopping e são bem próximas uma da outra. Meu cliente mandou fazer alguns VIDRINHOS com a fragrância (perfume) usada na loja e que todos elogiam, produziu cartões de visita com o texto: VOCÊ QUE É CLIENTE (nome da loja parceira) venha conhecer nossa loja e ganhe um brinde especial. Os colaboradores da empresa parceira, após finalizarem o atendimento a seus clientes, entregam o cartão e convidam esses clientes a ir até a loja indicada para ganhar um presente sem a obrigatoriedade de ter que comprar para ganhar. Mostram onde fica a loja e incentivam os clientes a fazer a visita. Já a loja de roupas femininas produziu máscaras, em tempo de Covid-19 esse item se tornou desejado, e também produziu os cartões que foram distribuídos pela loja parceira.


Na loja de roupas masculinas toda mulher que entrava para comprar roupas para seus filhos, maridos, namorados ou seja para quem fosse, recebia o convite para conhecer a loja feminina. Já na loja feminina, toda mulher que entrava, após a compra, recebia o convite de conhecer a loja masculina e ganhar seu brinde.


Resultado: ambos os parceiros aumentaram seu fluxo de pessoas dentro das lojas, gerando negócios com novos clientes e aumentando suas vendas.


Lembre-se: quanto mais pessoas visitando sua loja, mais chances de vender.



Estratégia 2 – REVIRANDO O BAÚ DO TESOURO


Uma das estratégias mais fortes e eficazes para você aumentar as vendas de sua empresa é essa. É uma estratégia muito simples, requer apenas um olhar cuidadoso para seu cadastro de clientes, o maior tesouro de toda empresa.




Muitas empresas possuem cadastro de clientes e não faz uso desse poderoso tesouro. Há quanto tempo você não faz uma ação de marketing para sua lista de clientes? Qual foi a última vez que você criou um AÇÃO para clientes inativos e que não compram com você há mais de 6 meses? O que você tem feito para se manter vivo na CABEÇA de seus clientes?


Bem, com essa estratégia você irá REVIRAR esse baú e com certeza terá grandes resultados. Para isso é necessário separar os clientes em 3 grupos: ATIVOS, aqueles que compraram recentemente e estão sempre voltando em um curto espaço de tempo (esse tempo vai depender de cada segmento). INATIVOS, aqueles que não compram faz algum tempo, mas não tanto tempo assim (na maioria dos segmentos entre 6 e 12 meses), e os PERDIDOS, os que compraram faz mais de 12 meses.


Separe esses 3 grupos e crie uma ação para cada um deles. Vamos ao exemplo?


Cliente ATIVO: Esse tipo de cliente merece um carinho, é o tipo de cliente que mantém sua empresa de portas abertas, pensar em uma estratégia para mantê-lo ATIVO é importante.


Em um de meus clientes criamos a campanha cliente DIAMANTE, um selo dado aos clientes que fizeram mais de 3 compras ou compraram um determinado valor nos últimos 3 meses. Para esses clientes foi enviado um texto, muito bem elaborado, por e-mail e WhatsApp comunicando que eles CONQUISTARAM A POSIÇÃO DE CLIENTES DIAMANTES e que por isso nas suas compras dentro do prazo de trinta dias eles teriam um desconto especial e EXCLUSIVO de 30% (esse desconto tem que ser exclusivo mesmo), em qualquer produto da loja. Claro que você precisa verificar um percentual de desconto adequado para o seu negócio.


Para os clientes INATIVOS a empresa enviou um texto, também muito bem trabalhado, dizendo como aquele cliente era importante para a empresa e por ser um cliente ESPECIAL a empresa iria conceder um desconto de 15% nas suas compras no prazo de até trinta dias e que eles ainda ganhariam um brinde surpresa (no caso um chaveiro).


Para os PERDIDOS a empresa enviou um texto por e-mail e WhatsApp, bem desenvolvido é lógico, dizendo que a empresa percebeu que fazia algum tempo que o cliente não ia na loja, que a empresa estava preocupada em saber se a experiência que ele teve com a marca não tinha sido positiva, e o que a empresa poderia fazer para voltar a tê-lo como cliente e também convidando-o ir tomar um café ou suco e conhecer as NOVIDADES.


O Resultado da campanha foi extraordinário, a recuperação de clientes perdidos, a ativação de clientes inativos e a fidelização dos ativos foi surpreendente. As vendas aumentaram mais de 20%.


O importante dessa estratégia é justamente REVIRAR O BAÚ, entrar em contato com seu cadastro de clientes, criando campanhas adequadas à sua necessidade, dentro da sua realidade e possibilidades. O que não pode é deixar o seu baú enterrado com todo esse tesouro, sem fazer uso dele.


Forte abraço


Felipe Costa



Felipe Costa

Empreendedor, treinador e palestrante

Diretor da Samurai Treinamentos e Palestras


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