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MARKETING DIGITAL: Como usar para alavancar seu negócio


1999: esse foi o ano em que liderei o grupo, que teve como missão, colocar a primeira lista telefônica (catálogo telefônico) da América Latina na internet. Na época, foi uma estratégia que se mostrou vencedora. Enquanto os concorrentes ainda estavam somente no impresso e alguns poucos também no CD-ROM (alguém aí se lembra disso? risos), nós estávamos na internet, fato que realmente nos destacou e fez com que abríssemos larga vantagem sobre nossos pares. Os desafios foram grandes, as ferramentas que tínhamos disponíveis na época me fazem, hoje, sentir, como se estivéssemos na IDADE DA PEDRA.


Desde então, acompanho de perto a evolução do mundo DIGITAL e seus benefícios para os negócios.


Como palestrante e treinador, fiz o meu primeiro treinamento EAD em um mundo que não conhecia WhatsApp, Zoom, Telegram, Google Meet ou qualquer outro aplicativo para “meeting” como temos hoje. As redes sociais ainda engatinhavam.


Nessa época, ter acesso a tecnologias como essas, era muito caro, ações de marketing eram privilégios de alguns poucos ANTENADOS ou de empresas maiores. Hoje, quase a totalidade das pessoas e, principalmente, das empresas, tem acesso a tecnologias SUPERBARATAS ou até mesmo gratuitas, como as redes sociais, as quais nos permitem criar ações de comunicação e marketing bem assertivas, com custos muito baixos.


Se você ainda se sente perdido nesse mundo do MARKETING DIGITAL, ou precisa melhorar seus resultados, vão aí algumas dicas que fazem toda a diferença:


1. Antes de fazer qualquer tipo de ação, defina muito bem quem é seu cliente ideal (sua persona: os gostos, a faixa etária, as condições socioeconômicas, onde frequentam, quais são suas dores (necessidades e desejos que precisam ser atendidos), ou seja, faça um Raio X do seu público. Quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém.


2. Faça uma lista dos benefícios e das vantagens, que seus produtos/ serviços proporcionam a seu cliente ideal e quais dores e desejos serão atendidos. Qual é a sua promessa?


3. Não faça panfletagem digital, isto é, fazer posts, por mais bonitos que sejam, e simplesmente publicar não é garantia de resultado. Use as redes sociais para comunicar as soluções e transformações que seus produtos e serviços oferecem para seus clientes.


4. Entregue conteúdo de qualidade e gratuito. Produza textos, vídeos, lives, cursos, E-books, infográficos e outros produtos com um conteúdo que seja tão bom que as pessoas têm vontade de pagar por eles. Contudo, entregue-os de graça. Isso trará seguidores qualificados ao seu negócio.


5. Não se preocupe com a quantidade de seguidores, mas, sim, com a qualidade desses seguidores. Não adianta ter milhões de seguidores se esses não estiverem dispostos a comprar o que você vende.


6. Tenha um site. Aparecer nas pesquisas do Google, para algumas empresas, é mais importante que estar nas redes sociais.


7. Faça cadastro de clientes. Caso sua empresa já possua, esses cadastros, use-os. Há empresas que possuem um cadastro com milhares de clientes e não fazem nenhuma ação de comunicação e marketing. O cadastro de clientes é uma das maiores riquezas de uma empresa.


8. Trate o marketing da sua empresa de forma profissional, entenda que marketing não é custo, mas investimento. Veja o marketing como se fosse uma filial. Contrate profissionais qualificados ou uma empresa especializada para cuidar do marketing da sua empresa. Você contrataria o filho do vizinho, sem experiência, para cuidar do jurídico ou do contábil do seu negócio? Então, qual a razão de colocar o marketing na mão do mais barato ou de quem não sabe o que está fazendo?


9. Faça do seu empreendimento um negócio multiplataforma: físico e digital. Aproveite o que esses dois MUNDOS podem proporcionar de bom para o lucro da sua empresa.


10. Você não precisa estar em todas as redes sociais, entenda em qual delas seu público prefere interagir. Fazer parte de todas as redes sociais pode ser um grande desperdício de tempo e esforço. Muitas empresas estão apenas no Instagram, outras somente no Facebook ou no LinkedIn. Você precisa entender como funciona e para que serve cada uma delas, para então poder decidir de qual(is) rede(s) sua empresa precisa fazer parte.


Ah, tem gente por aí dizendo que e-mail não funciona mais. Isso é uma grande bobagem,! Ele funciona, sim, e o bom, é que o e-mail é seu, não depende de termos de uso ou do humor dos senhores Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin, Pichai ou de qualquer outro criador ou CEO dessas grandes corporações.


Sucesso e ótimas vendas!


Felipe Costa





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