top of page
  • Foto do escritorFelipe Costa

MUNDO EMPRESARIAL: O que leva você ao céu é o lucro


Um dos maiores problemas dos empreendedores ao tirarem suas ideias do papel e construírem seus negócios é não pensarem no lucro. Exatamente! Por mais incrível que pareça, isso é muito comum.


Constantemente, sou contratado por empresas para treinar suas equipes, com o objetivo de aumentar as vendas. Muitas pessoas acreditam que, aumentando as vendas, resolverão seus problemas de caixa ou ganharão mais dinheiro. Isso pode ser verdade, desde que a formação de preços, o fluxo de caixa, o capital de giro, a política de pagamentos e recebimentos, a logística, o estoque, a estratégia de descontos e bônus e tudo mais estejam muito bem trabalhados e alinhados, pois, ao contrário, aumentar as vendas pode ser um “tiro no pé” e, por vezes, no coração da empresa.


Ao ser contratado, sempre pergunto aos meus clientes qual percentual de aumento nas vendas a empresa suporta, se as margens estão adequadas e qual será o impacto na estrutura do negócio se as vendas crescerem. A maioria me responde: “quanto maior for o aumento, melhor”, “as margens são boas” e “a empresa só terá impacto positivo”.


Quando recebo esses tipos de respostas, percebo na hora que o empresário ou o gestor está com foco no FATURAMENTO, não no LUCRO. Vale lembrar, aqui, que faturamento pode te levar para o inferno. O que vai te levar para o céu, fazer seu negócio deslanchar e colocar dinheiro no seu bolso é o LUCRO.


Segundo pesquisas do IBGE e do SEBRAE, 21% das empresas fecham suas portas no primeiro ano, 49,4% nos primeiros dois anos e 60% até os cinco primeiros anos. Entre os principais motivos estão a falta de capital de giro e o baixo lucro. Então, antes de pensar em vender mais, verifique se sua empresa tem o capital de giro necessário, se seu negócio está estruturado para vender mais, tendo em vista que mais vendas, normalmente, implicarão mais investimentos, maior estoque, mais comissões a serem pagas, entre outros custos.


Faça uma revisão nas margens trabalhadas, procure novos fornecedores, negocie com os atuais, melhores condições de compra, pare de trabalhar com produtos que não sejam estratégicos, que dão pouco lucro e que têm baixa rotatividade. Além disso, pense em quanto está pagando de aluguel e se o ponto em que sua empresa está localizada tem bom custo-benefício. Encontre os “buracos” por onde o lucro possa estar indo embora e elimine essas perdas.


Outro ponto importante é se lembrar de que o dinheiro da empresa não é seu, é da empresa. Você deve ter um salário, como todos os outros colaboradores, e viver dele. De tempos em tempos, também se deve fazer a divisão dos lucros. Essas são apenas algumas atitudes que se deve tomar para ter lucro no seu negócio. Porém, para isso, é preciso treinar sua mente e sua equipe para que todos eu disse todos dentro da empresa tenham foco no lucro, pois é o lucro que fará sua empresa permanecer no mercado e crescer por um longo período.


Aproveite que ainda estamos no início do ano e, a partir de agora, pense mais em lucro e menos em faturamento. Daqui para frente, suas metas de vendas, sua formação de preços, sua contratação de pessoal, suas políticas internas e todas as ações devem ter como objetivo o LUCRO. Contudo, tome cuidado para que, ao buscar o lucro, você não comprometa a qualidade dos produtos, dos serviços e do atendimento oferecida aos clientes. O ideal é você melhorar o marketing e os processos a fim de que consiga diminuir os custos, elevar a qualidade e obter mais lucro.


Que você faça de 2022 o ano mais lucrativo da história da sua empresa.








Felipe Costa


Empreendedor, treinador e palestrante



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page